Conheça o Condomínio Club West Aruanã

11/11/2012

Vidro líquido que impermeabiliza superfícies chega ao Brasil


O mercado brasileiro acaba de receber um produto conhecido no exterior como “vidro líquido”. A nova tecnologia à base de água é capaz de impermeabilizar superfícies diversas (tecidos, fachadas e pisos). O “Ecoglas” pode ser aplicado em ambientes externos e internos e deve chegar às gôndolas dos supermercados em até um ano. “A tecnologia já está sendo usada no País por diferentes empresas e, de todas as superfícies testadas, apenas as que ficaram em contato direto com o ambiente marinho estão excluídas da proteção”, diz Paulo Loria, diretor da DPM Tecnologia, empresa que trouxe o produto.
Com dióxido de sílica (SiO2) na fórmula, o Ecoglas desenvolvido na Alemanha é 500 vezes mais fino do que um fio de cabelo. Seu processo de impermeabilização acontece quando uma camada de 100 nanômetros reveste os materiais, criando uma trama que impede a passagem de moléculas grandes. Além do composto químico SiO2, também existe uma substância secreta na composição do produto que dificulta a aproximação de bactérias.
A aplicação do Ecoglas é fácil e pode ser realizada por meio de spray ou pano úmido. “A tecnologiaconsegue proteger as superfícies e ainda deixa o material ‘respirar’, já que estamos falando de nanopartículas”, afirma Elvira Schuartz, designer. O produto, que já é usado no exterior para proteger muros de pichações e latarias de carros de riscos, dura até três anos depois de aplicado e ainda não tem custo definido no Brasil.
Fonte:IG