Conheça o Condomínio Club West Aruanã

02/08/2011

Vendas de material de construção crescem 1,5% em julho

SÃO PAULO - As vendas no varejo de material de construção fecharam o mês de julho com crescimento de 1,5% na comparação com o mês anterior. É o que revela um estudo realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), em parceria com o Ibope Inteligência, e divulgado nesta terça-feira (2).
Os resultados indicam ainda que as vendas não apresentaram crescimento na comparação com julho de 2010.
Nenhum fator novo foi pontado como possível responsável pelo desempenho do mês. Interruptores, plugues e tomadas foram os itens que apresentaram maio crescimento em julho, de 2,5%.
"A pesquisa mostrava uma expectativa muito positiva de que julho seria um mês muito forte em vendas. No entanto, o setor continua não tendo o desempenho experado", explica o presidente da Anamaco, Cláudio Elias.
Nos últimos 12 meses, o volume de vendas cresceu 6%, na comparação com o mesmo período de 2010.
Expectativa para próximo semestre
 Sobre o cenário futuro, as empresas estão otimistas, com 57% dos entrevistados acreditando em recuperação nas vendas já em agosto. De acordo com a Anamaco, as expectativas de vendas para o segundo semestre continuam sendo muito boas.
"Desde o início do ano, o setor de material de construção não vem tendo o desempenho esperado. Tivemos que rever as nossas expectativas de crescimento, que inicialmente eram de 8,5%, para 6% sobre 2010, em função deste desempenho aquém do previsto. Uma eventual volta do IPI poderia encarecer ainda mais os produtos ao consumidor final e isso acarretaria possivelmente maior queda de vendas"