Conheça o Condomínio Club West Aruanã

27/05/2014

Confiança da construção tem maior queda desde agosto de 2012, diz FGV

O Índice de Confiança da Construção recuou 8,7% nos três meses terminados em maio, na comparação com o mesmo período de 2013, segundo dados divulgados nesta terça-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). É a maior queda registrada nesse tipo de comparação desde agosto de 2012, quando ficou em -9,8%.

A FGV aponta que a queda da confiança do setor vem se intensificando nos últimos meses: em março, foi de -3,3%, e em abril, de -5,9%.
A piora, segundo a entidade, foi mais acentuada nas expectativas que nas percepções em relação à situação atual dos negócios. Isso significa que hoje já há redução no número de construções, mas a previsão de novas obras é ainda menor.
“O resultado geral da pesquisa sugere que o nível de atividade do setor vem desacelerando ao longo do segundo trimestre de 2014 e que as perspectivas do setor são pouco favoráveis para o restante do ano”, diz a FGV em nota.
A pesquisa da fundação, divulgada mensalmente, procura monitorar as atividades de construção e antecipar as tendências do setor, que tem um peso importante na economia do país. Ela analisa, por exemplo, a situação atual e as perpectivas dos negócios envolvendo construção de edifícios e obras de engenharia e infraestrutura, como as de construção de estradas e de geração e distribuição de energia.

Fonte G1