Conheça o Condomínio Club West Aruanã

04/07/2013

Dia Internacional do Cooperativismo

COOPERATIVISMO GOIANO DEBATE GOVERNANÇA NO CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER NA SEXTA-FEIRA (5)
 Um dos principais desafios hoje em dia para a evolução das cooperativas, a questão da governança corporativa terá destaque na programação do 6º Seminário Estadual de Cooperativismo, atividade que integra grande evento em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, na próxima sexta-feira (5). O evento é uma realização do sindicato das cooperativas (OCB-GO) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (Sescoop/GO, entidade do Sistema S para as cooperativas no estado).

Com o tema “Governança Cooperativista”, três conferencistas renomados vão palestrar no seminário sobre temas atuais e importantes à gestão de cooperativas. Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, conferencista requisitado e autor de livros já clássicos na administração, abordará o tema “Liderança em Tempo de Velocidade”; Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, um dos principais líderes cooperativistas do país e embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial, falará sobre o tema-título do seminário (Governa Cooperativista) e o filósofo, mestre e doutor em Educação Mário Sergio Cortella encerrará o ciclo de palestras falando sobre "Mudança e Transformação".
 O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Haroldo Max de Sousa, destaca a atualidade e importância do tema ao reforçar o convite à participação dos dirigentes cooperativistas de Goiás. “Nós sabemos que talvez o maior gargalo ao crescimento não só do cooperativismo, mas do próprio país, é a questão da gestão, gestão de pessoas, gestão de recursos, enfim. Portanto, é mais do que necessário hoje nossos dirigentes estarem acompanhando essa discussão gerencial para vencermos entraves e impulsionarmos o desenvolvimento de nossas cooperativas”, comenta Max de Sousa. As palestras vão das 13h30 às 18h30.

O seminário tem vagas limitadas a 500 participantes e será realizado, prioritariamente, para o público cooperativista, mas é aberto também à comunidade. Os ingressos para todos os eventos podem ser obtidos mediante doação de agasalho ou cobertor, que serão entregues a entidades assistenciais da capital. A OCB/SESCOOP-GO tem mantido a tradição de realizar campanhas beneficentes em seus eventos.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Na sequência, o evento seguirá com uma exposição fotográfica que fará um recorte histórico da evolução das cooperativas goianas. A história do cooperativismo goiano será contada a partir do registro de imagens das cooperativas. Sob o título “Cooperativas de Goiás - Ontem e Hoje”, a exposição fotográfica contará com a participação de 44 cooperativas de diferentes ramos e regiões do estado. As imagens retratam como as cooperativas eram no início e como estão hoje, mostrando principalmente imagens de suas sedes. O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Haroldo Max de Sousa, explica que o objetivo é resgatar um pouco da história do movimento a partir de seus protagonistas. “Estamos nos aproximando de completar 60 anos de cooperativismo em Goiás e vimos nessa iniciativa uma forma de resgatar e valorizar, ainda que de forma tímida e resumida, o pioneirismo de cada uma dessas cooperativas que lutam dia a dia para se manterem no mercado e levarem benefícios a seus cooperados, funcionários e respectivas regiões”, comenta Max de Sousa. A exposição poderá ser visitada ao final das palestras, no saguão do subsolo do prédio administrativo do Centro Cultural Oscar Niemeyer, no andar térreo do prédio, e será aberta apenas ao público participante do seminário.

MAGIA QUE VEM DA ESCOLA DO CIRQUE DU SOLEIL

O encerramento das comemorações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, lembrado em todo o mundo neste sábado (6), será à noite com um grande espetáculo circense de um grupo inspirado na escola do Cirque du Soleil. A companhia Universo Casuo subirá ao palco do Centro Cultural Oscar Niemeyer às 21 horas. É a primeira vez que a companhia se apresenta em Goiânia.
 Marcos Casuo, líder da companhia Universo Casuo, é um artista brasileiro que já integrou o Cirque du Soleil e coloca no palco com sua trupe toda a magia aprendida na famosa escola canadense de circo. Dentre seus trabalhos no Cirque du Soleil, Marcos Casuo estrelou o palhaço Alegria, um dos mais premiados espetáculos da companhia.
 Há quatro anos, Casuo criou seu próprio grupo circense que vem alegrando crianças e adultos por anda passa. O espetáculo do Universo Casuo une apresentações acrobáticas, dança, equilíbrio, música ao vivo e muitos efeitos especiais num cenário recheado de cores, sonhos e fantasias. Mais informações pelo site www.goiascooperativo.coop.br


Fonte: OCB/GO