Conheça o Condomínio Club West Aruanã

28/02/2012

Casa sustentável na prática: o que funciona ou não

Manter um telhado verde ou um sistema de compostagem doméstico exige mais tempo e disposição do que se imagina.
Morar em uma casa sustentável pode ser o ideal de muita gente. Mas, na prática, conviver com produtos e soluções ecológicas exige disciplina, planejamento, além de alguma paciência. Foi empolgado com a ideia de não agredir o meio ambiente que o arquiteto Danilo Corbas decidiu construir uma casa repleta de soluções sustentáveis, na Granja Viana, em Cotia (SP).
Em um terreno de 860 m², Corbas instalou quatro contêineres marítimos de 2,90 metros de altura e distribuiu quartos, salas, cozinha, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem coberta e varandas. Para aproveitar a água da chuva, investiu em um sistema de captação que direciona a reserva para a irrigação do jardim, a limpeza externa e a lavagem do carro.
Os cuidados extras exigidos pela casa sustentável, entretanto, começaram pela manutenção do telhado verde. Apesar de garantir bom isolamento acústico e térmico, o recurso feito com grama exige limpeza e poda mensal. “O telhado é ‘vivo’ e precisa de manutenção. Às vezes aparecem ervas daninhas que se não forem retiradas a tempo podem destruir o sistema”, afirma.
Na casa contêiner, a água é aquecida com energia solar captada por tubos de vidro. E, apesar de não exigir manutenção diária, o problema surge na primeira chuva de granizo forte o suficiente para quebrar os tubos. Além disso, as telhas térmicas na cor branca – que diminuem a insolação nos contêineres – precisam ser lavadas a cada dois anos para tirar a sujeira. O que pressupõe gasto extra de água e um contrassenso à proposta inicial.
Assim como o arquiteto, Sizuo Matsuoka, engenheiro agrônomo, também buscou soluções ecológicas para sua casa. Instalou um painel de aquecimento com seis placas solares - que não exigem reparos diários – e um sistema de coleta de água de chuva. O empecilho surgiu na hora de planejar a rede de captação. “Como minha residência é térrea, não havia altura suficiente para fazer o armazenamento. A solução foi adaptar a coleta, cavar um buraco e colocar o tanque”, afirma. “Gastei mais do que previa porque tive de comprar um equipamento para bombear a água e agora ele exige manutenção periódica”, diz.
Mas nem todas as histórias são frustradas. Os recursos sustentáveis escolhidos pelo comerciante Eduardo Troeira, por exemplo, não exigem tanto cuidado no dia a dia. Pensando em diminuir o impacto que os entulhos da obra causariam na natureza, ele recorreu ao aço na construção da estrutura de sua casa. “Quando precisar demolir, não terei tanto resíduo e o material poderá ser facilmente reciclado”, afirma. E não parou por aí. Entre suas opções ecológicas, recorreu a telhas recicladas feitas com tubo de pasta de dente. “Elas são muito resistentes e práticas. Nunca tive qualquer problema no telhado”, diz.
Fonte: IG