Conheça o Condomínio Club West Aruanã

25/10/2011

Casa nova sem mudar de casa

O primeiro contato com os moradores deixou a arquiteta Marina Conde apreensiva. O motivo principal foi o pedido inusitado: a casa de vila deveria lembrar os lares de Trancoso (BA), só em espaço limitado em plena capital paulista.
“Eles queriam ambientes integrados, iluminação natural e o uso de muito vidro e madeira, como as construções da Bahia”, afirma Marina, que valeu-se de diferentes soluções para chegar ao resultado desejado.
O primeiro passo foi fazer uma reforma total. Quase todas as paredes da casa de 220 m² vieram abaixo. As divisórias da cozinha, do lavabo e do quarto foram demolidas. “O objetivo era criar uma sensação de amplitude”, diz a arquiteta. Para sustentar a edificação, ela teve de fazer uma viga metálica. “Foi a solução encontrada para deixar o pavimento térreo livre de paredes e colunas.”
A antiga escada também saiu de cena para dar lugar a um modelo reto com estrutura metálica – que ocupa pouco espaço –, com degraus de madeira e guarda-corpo de vidro. “O antigo era muito pesado e dificultava a circulação. Essa intervenção fez grande diferença”, ressalta. Para aproveitar a área sob o modelo, a arquiteta colocou miniadegas e até uma prateleira de madeira que acomoda garrafas de vidro, objetos decorativos e livros.


Foto: Divulgação Ampliar
O antes e depois da fachada da casa
Outro pedido especial dos moradores era ter uma cozinha gourmet integrada à sala. “Eles são empresários que gostam muito de receber os amigos para jantares”, diz. O ambiente é um capítulo à parte na história da morada. Como a casa é geminada, Marina teve de criar uma maneira de o ambiente receber iluminação natural frequente, já que não há janelas. “Construímos um pergolado de madeira e vidro no teto. Para que a luz não esquentasse o espaço, colocamos persianas horizontais”, comenta.
O piso e as paredes foram revestidos com cimento queimado. A bancada de madeira confere charme especial e convive em harmonia com os pendentes contemporâneos de acrílico vermelho. “Eles adoraram o resultado”, ressalta Marina.
Detalhes que fazem a diferença
Para assegurar continuidade em todos os espaços, como em um loft, a arquiteta optou por revestir o piso de toda a residência com madeira de demolição. Os tijolos aparentes das paredes foram uma ótima surpresa da construção original, mantidos na nova configuração.
A divisão interna da casa é convencional, com a área social no pavimento térreo e a ala íntima, composta por duas amplas suítes, no nível superior. A varanda com guarda-corpo de madeira garante os ares de casa de praia que os moradores tanto sonhavam.
Fonte;IG