Conheça o Condomínio Club West Aruanã

24/08/2011

FGTS eleva recursos da casa própria para R$ 28,4 bilhões

Para atender a demanda por crédito para financiamento da casa própria para a baixa renda, o conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiu elevar nesta terça-feira em 7,4 bilhões de reais os recursos destinados à habitação popular, o que inclui o Programa Minha Casa, Minha Vida. Com isso, o orçamento para a habitação popular saltou de 21 bilhões de reais para 28,4 bilhões de reais.Normalmente, em agosto, o conselho curador do FGTS costuma fazer uma revisão dos recursos para aplicação da área social. Como a procura por crédito para a compra do imóvel continua aquecida, o conselho resolveu atender o pedido feito pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério das Cidades para ampliar o volume de dinheiro para a habitação popular.
Arrecadação – O Ministério do Trabalho informou, por sua vez, que, no primeiro semestre, a arrecadação bruta do FGTS somou 34,9 bilhões de reais, com aumento de 18% ante o mesmo período de 2010 (29,7 bilhões de reais). A arrecadação líquida registrou um aumento de 21%, atingindo 6,99 bilhões de reais nos primeiros seis meses do ano ante 5,86 bilhões de reais em igual período de 2010.
Os saques totalizaram no período 4,9 bilhões de reais, o que representou um aumento de 17% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Segundo o ministério, o principal motivo para os saques é a demissão sem justa causa, que representa mais de 62% das retiradas do fundo. Os dados mostram que, no primeiro semestre, mais de 9,4 milhões de trabalhadores realizaram o saque dentro dessa modalidade, retirando do fundo cerca de 8,5 bilhões de reais, um aumento de 17% ante igual período do ano passado.
Os saques do FGTS por aposentadoria, no período, cresceram 26% se comparado ao mesmo período de 2010. Foram sacados 1,9 bilhão de reais, por 2,4 milhões de aposentados.
Minha Casa, Minha Vida – O Ministério do Trabalho informou ainda que, no primeiro semestre deste ano, o FGTS liberou 1,998 bilhão de reais para o Programa Minha Casa, Minha Vida. Com esse valor, segundo o ministério, serão contratadas cerca de 122 mil unidades de moradia.
Os números foram apresentados pelo ministro Carlos Lupi, durante reunião do Conselho Curador do FGTS. Segundo os dados apresentados, a maior liberação do fundo, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi para a Região Sudeste, com 732,3 milhões de reais; seguida do Sul, com 521,3 milhões de reais; o Nordeste, com 422,8 milhões de reais; e o Centro-Oeste, com 277,4 milhões de reais. A Região Norte ficou com 92,2 milhões de reais das liberações.
Em nota divulgada nesta terça-feira, o Ministério do Trabalho informa que, nos primeiros seis meses do ano, foram contratados mais de 13,5 bilhões de reais para as áreas de Habitação Popular, Habitação-Operações Especiais, Infraestrutura Urbana, Saneamento Básico e Fundo de Arrendamento Residencial. "Do orçamento de contratações de 2011, com valor de 34,9 bilhões de reais, quase 62% já foi demandado pelos agentes financeiros, sendo a maior parte dele (23 bilhões de reais) para habitação popular", diz a nota do ministério.
Fonte: Ag. Estado