Conheça o Condomínio Club West Aruanã

30/08/2011

Banco Central deve encerrar ciclo de alta dos juros, apontam analistas


Na avaliação do economista Manuel Enriquez Garcia, presidente da Ordem dos Economistas do Brasil e professor da FEA-USP, o Banco Central elevou os juros no primeiro semestre e adotou medidas para conter a rápida expansão do crédito com o objetivo de controlar a inflação e trazer a demanda de consumo para um patamar mais aceitável. “O que deve ocorrer agora no segundo semestre é um ajuste na demanda, refletindo as medidas do BC”, diz Garcia.

“Com a economia internacional patinando em meio a uma frágil recuperação dos Estados Unidos, o ciclo de alta de juros deve ser interrompido e a inflação deve caminhar mais rápido para uma trajetória de queda. Se isso se confirmar, o BC deve avaliar um possível corte de juros, ma ainda não no curto prazo”, acrescenta o professor.
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou no início do mês que as medidas adotadas para desacelerar a economia estão apresentando resultados e previu que a inflação em 12 meses vai cair dois pontos percentuais até abril do ano que vem. Segundo ele, as medidas adotadas pela autoridade monetária para combater a inflação já estão funcionando e seus efeitos serão sentidos com mais força no último trimestre do ano.
Fonte:IG/SP