Professor (a): Nemizio Antônio de Souza
Carga Horária Total: 24 horas
Período: 18, 19 e 20 de julho de 2011
Horário: 8:00 às 17:30 hs
Local: Sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO
EMENTA
O curso convida os participantes à análise, debate e reflexão sobre a importância do Conselho de administração nas cooperativas, destacando seu papel numa organização de pessoas, que tem como princípio a gestão democrática. As análises e discussões perfazem os seguintes temas: Cooperativismo; sociedades Cooperativas; legislação cooperativista; sociedade do conhecimento; novos modelos de organização e gestão; O papel do Conselho Administrativo; atribuições; gestão de pessoas, quadro social e Governança Corporativa nas cooperativas.
OBJETIVO
Capacitar os Conselheiros Administrativos para o desempenho eficaz de suas atribuições e exercício da gestão de cooperativas, além de, refletir sobre o papel do Conselho Administrativo e sua importância no processo de gestão.
PÚBLICO
Membros efetivos ou suplentes do conselho administrativo e cooperados que pretendam exercer a função.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
Máximo 30 participantes, a fim de que possa ser trabalhado com o enfoque participativo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I. Bases conceituais
- Sistema Cooperativista
- Aspectos legais;
- Estatuto Social: um instrumento de gestão;
- Órgãos sociais;
- Autogestão;
II. Atuação do Conselho de Administração
- Gestão do conhecimento: desafio para as sociedades cooperativas;
- Modelos de gestão na sociedade do conhecimento;
- O Conselho de Administração e o quadro social;
- Participação e comprometimento;
- O processo de gestão num empreendimento coletivo;
- Processo decisório nas sociedades cooperativas;
- Organização do Quadro Social: rompendo a estrutura verticalizada;
- Governança Corporativa nas Sociedades Cooperativas;
- Responsabilidade, atribuições e competências.
RESULTADOS ESPERADOS
• Identificar a importância do Conselho de Administração nas cooperativas;
• Refletir sobre as funções dos Conselheiros Administrativos;
• Refletir sobre a governança corporativa nas cooperativas;
• Estimular o Conselho Administrativo a uma postura mais atuante e participativa
no processo administrativo e decisório.
MINICURRICULO
Nemizio Antônio de Souza, Mestre em Administração - FPL-MG ; pós-graduado em História do Brasil – FIS-RJ; pós-graduado em Gestão de Cooperativismo - FPL-MG; Pós-graduado em Gestão de Iniciativas Sociais - UFRJ-RJ, Pós-graduando em Gestão Acadêmica e Universitária - Carta Consulta/FPL; Graduado em Estudos Sociais - FEMM. Professor no curso de graduação em Ciências Contábeis das Faculdades Pedro Leopoldo, professor no curso Tecnólogo em Gestão de Cooperativas da Faculdade Novos Horizontes; Coordenador e professor no MBA Gestão de Cooperativas pela Fundação Pedro Leopoldo; Coordenador do Núcleo de Estudos Cooperativista e Associativista da Fundação Pedro Leopoldo; Consultor do SESCOOP –MG - Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista de Minas Gerais e SESCOOP-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista de São Paulo; Consultor do SEBRAE-MG; Educador em cursos da FUNDAÇÃO UNIMED.
INSCRIÇÃO: Poderá ser feita pela internet no site do www.sescoopgo.org.br e o pagamento, via depósito bancário, devendo ser efetuado até ás 15:00h. O comprovante de pagamento e a ficha de inscrição devem ser encaminhados no mesmo dia do depósito à tesouraria da OCB-GO para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (laneyde.borges@ocbgo.org.br ou fax: (62) 3240 2602) até ás 15:30hs.
IMPORTANTE: Tal procedimento decorre das exigências da nova legislação no que tange à emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Esta se dará, obrigatoriamente, mediante a apresentação do comprovante de depósito bancário até as 15:30h do dia do depósito, devido ao fato de que, com a implantação do sistema eletronico de emissão de notas, mais rigoroso, não é permitido que sejam emitidas notas fiscais com datas retroativas. Portanto, caso a cooperativa não cumpra esta rotina, ficará impossibilitada de receber a nota fiscal com a mesma data do depósito. Da mesma forma, o sistema de emissão de notas é rigoroso com o seu cancelamento, que só poderá ocorrer por meio de processo administrativo junto à Secretaria de Finanças da Prefeitura de Goiânia, o que inviabiliza a emissão da nota sem o devido recebimento, e, consequentemente, a devolução de valores de inscrições já pagos. Esperamos contar com sua compreensão e colaboração em atender os novos procedimentos.
I. Bases conceituais
- Sistema Cooperativista
- Aspectos legais;
- Estatuto Social: um instrumento de gestão;
- Órgãos sociais;
- Autogestão;
II. Atuação do Conselho de Administração
- Gestão do conhecimento: desafio para as sociedades cooperativas;
- Modelos de gestão na sociedade do conhecimento;
- O Conselho de Administração e o quadro social;
- Participação e comprometimento;
- O processo de gestão num empreendimento coletivo;
- Processo decisório nas sociedades cooperativas;
- Organização do Quadro Social: rompendo a estrutura verticalizada;
- Governança Corporativa nas Sociedades Cooperativas;
- Responsabilidade, atribuições e competências.
RESULTADOS ESPERADOS
• Identificar a importância do Conselho de Administração nas cooperativas;
• Refletir sobre as funções dos Conselheiros Administrativos;
• Refletir sobre a governança corporativa nas cooperativas;
• Estimular o Conselho Administrativo a uma postura mais atuante e participativa
no processo administrativo e decisório.
MINICURRICULO
Nemizio Antônio de Souza, Mestre em Administração - FPL-MG ; pós-graduado em História do Brasil – FIS-RJ; pós-graduado em Gestão de Cooperativismo - FPL-MG; Pós-graduado em Gestão de Iniciativas Sociais - UFRJ-RJ, Pós-graduando em Gestão Acadêmica e Universitária - Carta Consulta/FPL; Graduado em Estudos Sociais - FEMM. Professor no curso de graduação em Ciências Contábeis das Faculdades Pedro Leopoldo, professor no curso Tecnólogo em Gestão de Cooperativas da Faculdade Novos Horizontes; Coordenador e professor no MBA Gestão de Cooperativas pela Fundação Pedro Leopoldo; Coordenador do Núcleo de Estudos Cooperativista e Associativista da Fundação Pedro Leopoldo; Consultor do SESCOOP –MG - Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista de Minas Gerais e SESCOOP-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista de São Paulo; Consultor do SEBRAE-MG; Educador em cursos da FUNDAÇÃO UNIMED.
INSCRIÇÃO: Poderá ser feita pela internet no site do www.sescoopgo.org.br e o pagamento, via depósito bancário, devendo ser efetuado até ás 15:00h. O comprovante de pagamento e a ficha de inscrição devem ser encaminhados no mesmo dia do depósito à tesouraria da OCB-GO para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (laneyde.borges@ocbgo.org.br ou fax: (62) 3240 2602) até ás 15:30hs.
IMPORTANTE: Tal procedimento decorre das exigências da nova legislação no que tange à emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Esta se dará, obrigatoriamente, mediante a apresentação do comprovante de depósito bancário até as 15:30h do dia do depósito, devido ao fato de que, com a implantação do sistema eletronico de emissão de notas, mais rigoroso, não é permitido que sejam emitidas notas fiscais com datas retroativas. Portanto, caso a cooperativa não cumpra esta rotina, ficará impossibilitada de receber a nota fiscal com a mesma data do depósito. Da mesma forma, o sistema de emissão de notas é rigoroso com o seu cancelamento, que só poderá ocorrer por meio de processo administrativo junto à Secretaria de Finanças da Prefeitura de Goiânia, o que inviabiliza a emissão da nota sem o devido recebimento, e, consequentemente, a devolução de valores de inscrições já pagos. Esperamos contar com sua compreensão e colaboração em atender os novos procedimentos.
INVESTIMENTO
Para as cooperativas registradas, filiadas e adimplentes com o sistema:
01 Participante – R$ 80,00 (cada)
Acima de 02 participantes – R$ 70,00 (cada)
Para as cooperativas registradas e adimplentes com o sistema:
01 Participante – R$ 100,00 (cada)
Acima de 02 participantes – R$ 90,00 (cada)
Para cooperativas inadimplentes - R$ 120,00 por participante.FORMA DE PAGAMENTO
Depósito em uma das contas correntes abaixo mencionadas:
Para: Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás
Para as cooperativas registradas, filiadas e adimplentes com o sistema:
01 Participante – R$ 80,00 (cada)
Acima de 02 participantes – R$ 70,00 (cada)
Para as cooperativas registradas e adimplentes com o sistema:
01 Participante – R$ 100,00 (cada)
Acima de 02 participantes – R$ 90,00 (cada)
Para cooperativas inadimplentes - R$ 120,00 por participante.FORMA DE PAGAMENTO
Depósito em uma das contas correntes abaixo mencionadas:
Para: Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás
OCB-GO
Banco do Brasil..........Sicoob..........Banco Bradesco
Ag. 3227-1............Ag. 3246-8............Ag. 140-6
Conta 5119-5..........Conta 459-6..........Conta 82981-1
Banco do Brasil..........Sicoob..........Banco Bradesco
Ag. 3227-1............Ag. 3246-8............Ag. 140-6
Conta 5119-5..........Conta 459-6..........Conta 82981-1