Conheça o Condomínio Club West Aruanã

19/04/2011

Conselho vai gerir recursos da habitação

Os novos membros do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social, empossados na manhã de hoje, conheceram, logo após a solenidade, o Diagnóstico Habitacional do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social. O Conselho é presidido pelo secretário das Cidades, Armando Vergílio, e tem, entre outras responsabilidades, o apoio ao planejamento habitacional e a fiscalização de seu cumprimento.
Durante a solenidade, o presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, explicou que, a partir de 2012 as transferências de recursos de Habitação virão do Fundo Federal para o Estadual e do Estadual para os Municipais. A elaboração dos planos é pré-requisito para receber a verba. Para tanto, diz Marcos, reuniões serão realizadas na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15.
O grande desafio do Conselho Gestor é promover moradia para famílias com renda entre zero a três salários mínimos, que representam 91% do déficit habitacional do Estado. O presidente da Agehab explica que é baixo o interesse da iniciativa privada nesse segmento, por isso são os que mais necessitam da intervenção estatal. “Temos certeza de que estamos preparados para enfrentar esse desafio e mudar o cenário de habitação social no Estado de Goiás”, concluiu.
O superintendente-executivo da Secretaria das Cidades, Sílvio Silva Sousa, que representou o presidente do Conselho Gestor, Armando Vergílio, afirma que a má gestão do Fundo de Habitação de Interesse Social no passado causou a devolução de recurso não utilizado ao Tesouro. “Com esse dado, é possível avaliar a importância desse Conselho. Vamos ser atuantes e participativos para que não se repita um caso como este da devolução de recursos, com tanta gente precisando de moradia!”, disse.
Mais informações: (62) 3096.5015
Fonte: Goiás Agora